Cirurgia Plastica Face

Cirurgia Plastica da FaceLifting Facial FaceliftRitidoplastia
Cirurgia Plástica – São Paulo
face 1
A cirurgia plastica da face ou ritidoplastia ou cirurgia do “face lift” não pode parar o envelhecimento e nem tão pouco é capaz de atrasar o relógio biológico. Mas, ela apenas atenua as marcas do envelhecimento, permitindo ao paciente melhor aceitação deste processo.

O processo de envelhecimento é inevitável e com o passar dos anos a pele começa a ficar flácida tanto na face quanto no pescoço. Os chamados “pés de galinha” surgem em torno dos olhos; as linhas de expressão começam a ficar mais profundas; há perda do contorno da mandíbula e em baixo do queixo surge outro “queixo” ou pregas verticais surgem na região anterior do pescoço.

Fatores tais como hereditariedade, hábitos pessoais, ação da gravidade e a exposição solar excessiva contribuem para o processo de envelhecimento. É importante para a pessoa que procura este tipo de tratamento entender as limitações da cirurgia. Não há técnica ideal, mas todas visam melhorar o contorno facial. O tipo de pele, o grau de elasticidade da pele, a estrutura óssea da face são fatores que influenciam no resultado.

A cirurgia plastica da face ou ritidoplastia ou cirurgia do “face lift” não pode parar o envelhecimento e nem tão pouco é capaz de atrasar o relógio biológico. Ela apenas atenua as marcas do envelhecimento, permitindo ao paciente melhor aceitação deste processo.
O lifting de face ou cirurgia plastica da face, consiste na retirada do excesso de pele que foi se formando com o tempo. Para os pacientes que desejam remoçar a face de forma mais marcante, a cirurgia plástica de face pode ser associada a outros procedimentos complementares, como a cirurgia plastica de pálpebras (blefaroplastia), o peeling de fenol para eliminar rugas e manchas, a dermoabrasão para tratar as rugas dos lábios, o Botox® que atenua as contrações dos músculos da face temporariamente, o preenchimento de lábios e do bigode chinês com ácido hialurônico, conhecido comercialmente por Restylane®, entre outros.
O facelift, ou cirurgia plástica de lifting facial ou cirurgia plastica da face, é uma cirurgia que consegue retirar sinais de envelhecimento da face e o aspecto de cansaço, mantendo um resultado natural e duradouro, na medida em que trata não somente a flacidez de pele, mas também da queda dos tecidos profundos da face.

A cirurgia plástica de face ou lifting facial, é realizado com uma incisão que é composta por três partes:

.região temporal (dentro do cabelo) – para tratar a flacidez dos cantos dos olhos
.na frente da orelha – para levantar os tecidos caídos da face através de plicatura do SMAS
.atrás da orelha – para tratar a flacidez do pescoço.

Posicionamento da incisão (corte) e como é realizada a retirada de pele em excesso.
Posicionamento da incisão (corte) e como é realizada a retirada de pele em excesso.

A plicatura do plastisma durante a cirurgia plástica facial, consiste em uma pequena abertura (incisão) embaixo do queixo, permitindo o acesso ao pescoço, quando se realiza um fechamento das bandas mediais do músculo platisma nessa região, além de tratamento do queixo duplo. O que permite melhor definição da região cervical e melhor resultado da cirurgia da plástica da face.

Alguns estigmas da cirurgia plástica de face devem ser evitados para que se tenha um resultado totalmente natural:

.a costeleta não deve subir muito durante a cirurgia plastica facial, mantendo a raiz do cabelo no nível ou abaixo da raiz da orelha

.o lóbulo da orelha deve ser mantido em sua posição natural, ligeiramente posterior ao trágus durante a cirurgia plástica de lifting facial

.na cirurgia plástica de face, a distância entre o fim da cauda do supercílio e a linha anterior do cabelo deve ser preservada, pois se for muito longa evidenciará a realização da cirurgia plastica

.o cirurgião plástico deve tomar o cuidado de rodar o retalho atrás da orelha para frente, o suficiente para minimizar o degrau do pé do cabelo após a cirurgia plastica

.a retirada de pele na frente da orelha deve ser realizada de forma confortável, para que a cirurgia plástica preserve a anatomia do tragus, mantendo sua naturalidade na medida em que o mesmo não se apage com a cirurgia plastica da face.

Lifting FrontalLifting CoronalCirurgia Plástica da Testa

A cirurgia plastica de face pode, em alguns casos, necessitar de tratamento da região frontal (testa), que é chamado de lifting frontal, ou cirurgia plastica da testa ou lifting coronal. Existem duas modalidades possíveis dessa cirurgia: o lifting coronal (tradicional) e o lifting frontal endoscópico.

Desenho mostrando a incisao (corte) do lift frontal
Desenho mostrando a incisao (corte) do lift frontal

O lifting coronal consiste em um prolongamento das incisões temporais de um lifting cérvico-facial (cirurgia plastica da face), unindo essas cicatrizes de um lado a outro, cerca de três dedos atrás da linha do cabelo.
O lifting frontal endoscópico é realizado como a cirurgia decrita acima, porém, ao invés de uma incisão única de um lado ao outro do couro cabeludo, realizam-se cinco pequenas incisões espalhadas dentro co cabelo. É indicada principalmente para pacientes que necessitam de uma cirurgia plastica frontal, porém têm uma testa longa.

Saiba mais sobre a cirurgia plastica de face – ritidoplastia – e outras modalidades de cirurgia plastica São Paulo, entrando em contato com a CLINIPLAST.

“As informações divulgadas neste site tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para diagnósticos, procedimentos ou tratamentos médicos sem a prévia consulta e a orientação de um especialista. Consulte sempre um cirurgião plástico”.

Cirurgia Plástica São Paulo – Moema