Cirurgia Plástica do Queixo

CIRURGIA PLÁSTICA DO QUEIXO – CIRURGIA PLÁSTICA DO MENTO – MENTOPLASTIA – PRÓTESE DE MENTO – PRÓTESE DE QUEIXO – SÃO PAULO – SAO PAULO

O queixo é um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. Um mento bem posicionado é fundamental para a harmonia do rosto. O queixo deve estar em equilíbrio com a boca, o nariz e a fronte (testa).

Aspectos Principais
A mentoplastia ou cirurgia plástica do queixo é o tipo mais comum de cirurgia estética do queixo. É a correção do queixo retraído (para trás) por meio da colocação de prótese de silicone, entre o osso (mandíbula) e os músculos do queixo.

A colocação do implante (prótese de silicone) pode ser feita através de uma cicatriz interna (por dentro da boca) ou de uma pequena incisão (corte) na parte inferior do queixo. A anestesia geralmente é local, com sedação.

Posição da incisão (corte) para colocação implante mento (via externa)
Posição da incisão (corte) para colocação implante mento (via externa)

Não deverá ocorrer mudanças bruscas na fisionomia do paciente, apenas um melhor equilíbrio, mantendo suas características pessoais.

Antes da cirurgia plástica do queixo é realizado um estudo para a escolha do tamanho da prótese. O implante (prótese) de silicone em sua forma sólida vem sendo usado com sucesso na cirurgia plástica há mais de 35 anos. É inofensivo ao organismo tanto na sua forma sólida quanto na gelatinosa, sem ação cancerígena.

Os raros casos de rejeição são provocados por traumatismos, hemorragias ou infecções ocorridas no pós-operatório. Quando o implante deverá ser retirado e o caso reavaliado.

Cuidados pré e pós-operatórios

O pós-operatório é indolor, requerendo apenas cuidados especiais quanto à higienização, principalmente quando a incisão for dentro da boca.
Nesse período recomenda-se a alimentação a base de sopas, sucos, vitaminas, purês, etc., sem mastigação intensa o que poderia dificultar a fixação da prótese.

Costuma-se fazer curativos com a finalidade de manter a prótese fixada no lugar e em 15 dias já são retirados.

Desenho mostrando o resultado da cirurgia após a inclusão de implante de mento
Desenho mostrando o resultado da cirurgia após a inclusão de implante de mento

Tempo de duração

A cirurgia dura em média 60 minutos.
Saiba mais sobre mentoplastia com cirurgia plástica de prótese de mento,entre em contato conosco.

Estas são algumas perguntas frequentemente realizadas em nossa clínica:

01) P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?

R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30o dia até o 12o mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

02) P: QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

R: Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.

03) P: HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.

04) P: HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?

R: Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando- se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

05) P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

R: Anestesia local: de 6 a 12 horas. Anestesia geral: Até 24 horas.

06) P: QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?

R: Em torno de 90 a 120 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

07) P: QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

R: Após o 3º mês. Entretanto, logo após 3 semanas já teremos boa parte do resultado almejado, e nas semanas subseqüentes a tendência de melhoria é acentuada.

As informações divulgadas neste site tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para diagnósticos, procedimentos ou tratamentos médicos sem a prévia consulta e a orientação de um especialista. Consulte sempre um médico.

Cirurgia Plástica São Paulo – Moema